Páginas

domingo, 3 de outubro de 2010

GENÉTICA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: um olhar interdisciplinar

Genética é um ramo da biologia que estuda os genes, a hereditariedade e sua influência sobre o desenvolvimento humano. Atualmente estamos vivendo uma fase importante para as pessoas portadoras de algumas síndromes genéticas, pois a ciência tem proporcionado conhecimento num intuito de resgatar as habilidades de interação inter-pessoal incluindo todos numa sociedade para que todos tenham oportunidades de crescer.

Dessa forma, a ABENEPI ALAGOAS ofereceu um curso intitulado GENÉTICA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UM OLHAR MULTIDISCIPLINAR. Com carga horária de 40 horas e divididos em 3 módulos durante o mês de setembro de 2010 na cidade de Maceió. Participaram desse curso mais de 180 pessoas entre estudantes e profissionais nas diversas áreas da saúde e educação.

A abertura do primeiro módulo foi feita pelo grupo SORRISO DE PLANTÃO, equipe de palhaços universitários de diversas faculdades de Maceió, quando tivemos oportunidade de conhecer seu trabalho com as crianças internas do Hospital Universitário e Hospital Geral do Estado, com a coordenadora do projeto, enfermeira e professora da uncisal Maria Rosa.

Abordamos no presente módulo, aspectos genéticos de fundamental importância no desenvolvimento infantil, tais como: Síndrome Alcoólica Fetal, Síndrome do X-frágil e Síndrome de Moebios. Contamos com a valiosa presença da dra. Lavínia Schüler-Faccini (UFRGS) bem como da msc Pollyanna Almeida Costa (UNB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário